top of page

O Luto


A morte é um evento anunciado que nos permite ressignificar quem somos, o que fazemos, para onde desejamos ir e, acima de tudo, nos convida a questionar sobre o significado de nossa existência. A importância do tema vem sendo tratado pelo Instituto Humanitas através de cursos e atendimentos clínicos que “quebram” o silêncio perturbador que dificulta a elaboração do luto. Preocupados e investidos nessa realidade, abordaremos algumas facetas desse tema tão imprescindível.

A Morte pede Pausa

Quando alguém morre, a pausa do silêncio se impõe para refletirmos o impacto da morte de quem se foi, seja em nossa vidas, nossas famílias, mas, também, nos demais contextos que exigem a nossa presença. A perda de uma pessoa querida implica em uma dor única e intransferível que deixa, dentre os que ficam, evidente, as marcas profundas da existência do falecido.

Perda como Experiência Transformadora

Na morte, também estamos diante de um vínculo quebrado pela inevitabilidade do destino. Nascer e morrer é parte da vida e se compreendemos isso mais amplamente, ficamos menos desestruturados diante da morte. Esse é um tema tabu em nossa sociedade, acreditamos muitas vezes que não devemos falar dela e isso cria um manto secreto de tristeza que só piora nosso sofrimento. A forma como reagimos a morte de quem amamos - um pai, um filho, um irmão, um amigo - varia de acordo com a história que carregamos de nossas vinculações durante toda uma vida. Somos o produto da compilação dessas histórias, dos relacionamentos que encaramos e o resultado de nossas contínuas reflexões. Viver o morrer, o que parece paradoxal, pode ser, também para além de doloroso, uma experiência transformadora.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page