Direção: Nina Guimarães

Nasci em Salvador, Bahia, em pleno janeiro de 1969. Mãe portuguesa e pai baiano, sempre transitei por territórios estrangeiros. Ballet clássico e outras danças inspiram a minha alma até hoje, mas resolvi transpor os ensinamentos da dança para o setting terapêutico, me tornando psicóloga há mais de vinte e cinco anos  pela UFBA. Sempre me reconheci nesta profissão, desde muito cedo me deparei com a abordagem sistêmica e o estudo curioso e precioso das relações familiares. Ao me formar, segui para Londres e depois para a Itália, ambos centros que aprimoraram e lapidaram meu cenário de psicóloga clínica sistêmica de indivíduos, casais e famílias. É neste universo que me realizo todos os dias.

 

Morei e casei na Itália, momento crucial da minha existência, antes de me reestabelecer em Salvador, onde lecionei quinze anos em Faculdade e, finalmente, em 2004 fundei o Instituto Humanitas, em parceria com Alexandre Amaral, irmão de alma com quem tive o prazer de dirigir o Instituto Humanitas por dez anos. Hoje sigo como diretora junto à uma equipe de supervisores e profissionais que constituem uma verdadeira “Família Humanitas”.

 

Organizei e escrevi alguns capítulos do livro Autoridade e Autonomia em Tempos Líquidos em 2014 e sou autora do livro Morte, Renascimento e Honra com alguns parceiros em 2016. Também tenho publicações de artigos em revistas nacionais de temas relacionados a terapia sistêmica individual, de casal e família, especialmente sobre luto, apego, traição e práticas narrativas e pós-modernas.

 

Escrever tem sido uma das formas de me reconhecer, me gratificar e contribuir para a construção de conhecimento extenso à comunidade, apresentando parte de minha trajetória profissional, honrando pelo compromisso de construir conhecimento e contribuir para uma sociedade mais humanitária.

CRP 03/01547

“Nossa Humanidade tece e lapida pessoas e histórias comprometidas com o conhecimento e o saber..."

Nina Guimarães

Diretora e Supervisora

Rua Alagoinhas, 189 - Parque Cruz Aguiar. Rio Vermelho. Salvador (BA). CEP 41.940-620

71 9105-0606 e 71 3033-5284  |  institutohumanitas@hotmail.com