Formação Clínica Sistêmica: teoria e prática

O Instituto Humanitas forma em Salvador uma rede de profissionais – psicólogos – para atender famílias, casais e indivíduos com a Psicologia Sistêmica há doze anos. Nossa programação é ao mesmo tempo única e diferenciada a cada encontro: nosso curso de formação, com carga horária total de 600 horas, é composto por módulos teóricos e atendimentos clínicos supervisionados diretamente com dois supervisores, espelho uni-direcional e equipe terapêutica que acompanham casais, famílias e indivíduos atendidos com o modelo da Escola de Milão, outras escolas de relevância da abordagem sistêmica e as Práticas Pós Modernas Narrativas e Colaborativas . A cada semana, o aluno tem contato com sessões de terapia familiar e/ou de casal, comentando aspectos técnicos e éticos do caso antes e depois do atendimento. Nossos debates são centrados na figura do terapeuta, na construção processual de seu estilo de atender, em suas dificuldades com os mais diferentes aspectos da profissão e as conexões com sua história pessoal. A equipe terapêutica não apenas assiste aos atendimentos, mas também participa deles, assumindo uma postura de observadores-participantes.  Além disso, as aulas teóricas fomentam o interesse pelo conhecimento e aprofundamento dos principais conceitos e Escolas da Abordagem Sistêmica, incluindo o Construcionismo Social e as Práticas Narrativas e Colborativas. Toda esta bagagem teórica adquirida instrumentaliza as intervenções clínicas de cada aluno em co-terapia.

Antes da sessão (pré-sessão), discutimos os desafios daquele encontro vindouro para os psicoterapeutas que dialogarão com a família diretamente. Após a sessão (pós-sessão) debatemos a sessão, incluindo os conceitos pertinentes dentro da Psicoterapia Familiar, bem como uma rica experiência de poder associar as dificuldades enfrentadas pelos psicoterapeutas com a sua história de vida (ressonância).

Trabalhamos com turmas pequenas, porque o nosso método é artesanal, com uma supervisão construída em equipe, moldando o estilo terapêutico de cada um, o que nos permite um parecer singular sobre cada aluno nosso. Também como parte da formação o aluno passa por dois laboratórios, um por ano, dois cursos de extensão e algumas aulas temáticas, obrigatórios à formação. O nosso processo seletivo acontece em dois períodos anuais, junho e novembro, e temos turmas para os dias de quinta-feira ou sábado. Caso você esteja interessado em nossa proposta, entre em contato conosco.

Nós ficamos no Rio Vermelho, na Rua Alagoinhas, 189 – casa amarela de janelas brancas – no Parque Cruz Aguiar, onde morou o nosso lendário Jorge Amado.

Espero termos começado a iluminar melhor as suas dúvidas a respeito da Sistêmica e do Humanitas.

Um abraço e seja bem vindo, Nina.

Rua Alagoinhas, 189 - Parque Cruz Aguiar. Rio Vermelho. Salvador (BA). CEP 41.940-620

71 9105-0606 e 71 3033-5284  |  institutohumanitas@hotmail.com