top of page

Casamento


Parceria Conjugal Volátil

Quando minimamente frustrados, os parceiros partem para um outro relacionamento, às vezes virando as costas para o precedente, sem ao menos fazer um balanço de sua contribuição para o “fracasso” do término, transferindo, dessa forma, para as relações futuras, as pendências não resolvidas de vínculos anteriores. (Obra de arte de Duy Huynh)

Conjunção de duas Individualidades: desafio contemporâneo

Diante da exacerbação egocêntrica, o dilema pós-moderno da conjugalidade consiste nos parceiros tentarem conciliar suas individualidades com o propósito do casal. Ao mesmo tempo que as ideias individualistas estimulam a autonomia dos cônjuges, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento de cada um, os desejos e projetos conjugais exigem concessões consideradas incompatíveis com a mentalidade pós-moderna. Portanto, a conjunção de duas individualidades ao propósito de conjugalidade consiste em um dos maiores malabarismos da contemporaneidade. (Obra de arte de Duy Huynh)

Território Conjugal: expectativas no vinculo amoroso

.

Querer alguém e ser querido nem sempre significa o mesmo para cada uma das pessoas em questão. As expectativas existem a partir do vinculo primário estabelecido com a família de origem de cada um dos cônjuges. A relação com os pais, irmãos e figuras significativas vai ser determinante, pois é nesse contexto que eles experimentaram os primeiros afetos dados e recebidos e que apreenderam diferentes formas de expressão amorosa. (Obra de arte de Duy Huynh)

​Futuro do Relacionamento Conjugal

Quando as necessidades e a disponibilidade de cada membro do casal para estabelecer projetos futuros são muito diferentes, podem-se desenvolver desacordos indissolúveis, que geram um enorme desgaste para os envolvidos. Expectativas muito diferentes já sinalizam que o futuro será turbulento ou mesmo inexistente, ainda que o presente seja "encharcado" de paixão. (Obra de arte de Duy Huynh)

Obra de arte de Duy Huynh: “Testando a confiança” 2017

Ciúme.

A insegurança das relações amorosas contemporâneas pode ser o cenário propício para o desencadeamento do ciúme, uma vez que cada parceiro se sente ameaçado na entrega ao outro, em um mundo de sentimentos e relacionamentos voláteis. O baixo limiar à frustrações favorece relações passionais e “descontroladas”, com um nível de insegurança máximo favorecendo a expressão do ciúme como metáfora da vulnerabilidade dos parceiros.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page