Please reload

Casamento

December 29, 2018

 Parceria Conjugal Volátil 

 

Quando minimamente frustrados, os parceiros partem para um outro relacionamento, às vezes virando as costas para o precedente, sem ao menos fazer um balanço de sua contribuição para o “fracasso” do término, transferindo, dessa forma, para as relações futuras, as pendências não resolvidas de vínculos anteriores. (Obra de arte de Duy Huynh)

 

 

 

 

 

Conjunção de duas Individualidades: desafio contemporâneo 

 

Diante da exacerbação egocêntrica, o dilema pós-moderno da conjugalidade consiste nos parceiros tentarem conciliar suas individualidades com o propósito do casal. Ao mesmo tempo que as ideias individualistas estimulam a autonomia dos cônjuges, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento de cada um, os desejos e projetos conjugais exigem concessões  consideradas   incompatíveis com  a mentalidade pós-moderna. Portanto, a conjunção de duas individualidades ao propósito de conjugalidade consiste em um dos maiores malabarismos da contemporaneidade. (Obra de arte de Duy Huynh)

 

 

Território Conjugal: expectativas no vinculo amoroso

.

Querer alguém e ser querido nem sempre significa o mesmo para cada uma das pessoas em questão. As expectativas existem a partir do vinculo primário estabelecido com a família de origem de cada um dos cônjuges. A relação com os pais, irmãos e figuras significativas vai ser determinante, pois é nesse contexto que eles experimentaram os primeiros afetos dados e recebidos e que apreenderam diferentes formas de expressão amorosa. (Obra de arte de Duy Huynh)

 

 

 

​Futuro do Relacionamento Conjugal 

 

Quando as necessidades e a disponibilidade de cada membro do casal para estabelecer projetos futuros são muito diferentes, podem-se desenvolver desacordos indissolúveis, que geram um enorme desgaste para os envolvidos. Expectativas muito diferentes já sinalizam que o futuro será turbulento ou mesmo inexistente, ainda que o presente seja "encharcado" de paixão. (Obra de arte de Duy Huynh)

 

 

 

 

 

 

Obra de arte de Duy Huynh: “Testando a confiança” 2017

 

Ciúme.

 

A insegurança das relações amorosas contemporâneas pode ser o cenário propício para o desencadeamento do ciúme, uma vez que cada parceiro se sente ameaçado na entrega ao outro, em um mundo de sentimentos e relacionamentos voláteis. O baixo limiar à frustrações favorece relações passionais e “descontroladas”, com um nível de insegurança máximo favorecendo a expressão do ciúme como metáfora da vulnerabilidade dos parceiros.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

December 29, 2018

September 17, 2018

August 27, 2018

August 15, 2018

August 12, 2018

June 12, 2018

June 12, 2018

June 12, 2018

Please reload

Arquivo
Posts Recentes
Procurar por tags

Rua Alagoinhas, 189 - Parque Cruz Aguiar. Rio Vermelho. Salvador (BA). CEP 41.940-620

71 9105-0606 e 71 3033-5284  |  institutohumanitas@hotmail.com